- Área: 37 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Dana Sohm, McKay Hussey
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fire Mesa é um produto da visão, colaboração e improvisação da comunidade da cidade rural do deserto de Bluff em Utah. O pavilhão de cozinha e churrasqueira da comunidade servirá como um centro para os poucos grandes eventos que a comunidade realiza todos os anos, incluindo o festival anual de balões de ar quente. A ideia é oferecer uma nova comodidade para os habitantes locais que já usam os prédios do centro comunitário adjacentes para ioga, reuniões, ou piqueniques. O projeto envolveu membros da comunidade desde o início dos processos de projeto por meio de oficinas públicas e do processos de construção, dando as boas-vindas aos visitantes para ver o progresso e participar da construção.
O DesignBuildBLUFF trabalhou com membros da comunidade para desenvolver uma proposta de master plan para o local do centro comunitário, que inclui um playground aprimorado, áreas de lazer, trilhas para caminhada, vegetação nativa e programa para apresentações e observação de estrelas.
Imaginado como um espaço para reunir, cozinhar em ambientes internos e externos, música e recreação, o Fire Mesa é o primeiro componente construído do master plan e a peça central da nova área, destinada a ativar os programas propostos adjacentes à medida que eles se realizam. Possui uma cozinha comercial de mais de 37 metros quadrados, que será usada pelo centro comunitário e alugada para eventos, e uma churrasqueira externa de mais de 4 metros de comprimento, acessível aos visitantes durante todo o ano.
Paredes de terra batida são uma característica marcante ao se aproximar do local, atraindo os transeuntes a se aproximarem para inspecionar e sentir as superfícies artesanais. Elas também protegem a cozinha do sol intenso do deserto e dos ventos fortes, temperando o ambiente interior pela massa térmica. O processo de construção intensivo de mão-de-obra das paredes de terra batida foi uma oportunidade para criar uma montagem única e durável usando materiais locais e baratos; explorar o trabalho voluntário; e introduzir uma nova tecnologia de construção para a comunidade.
As paredes contam a história de sua criação lenta e manual através das camadas visíveis do material. A textura de cada elevação dependia da quantidade de compactação, variações em cada lote de material e até de como o material foi colocado na cofragem antes de forçar.
No espírito do programa DesignBuildBLUFF, onde improvisar e inovar com materiais reciclados é uma convenção, muitos dos acabamentos foram recuperados ou doados. A parte de baixo do dossel que flutua acima da terra batida é revestida com metal corrugado que sobrou dos projetos anteriores. As fenestrações são finalizadas com aço recuperado e as vigas da cobertura são carbonizadas para escurecer e proteger a madeira.
Apesar de a paleta de materiais ser restrita a materiais acessíveis neste canto remoto de Utah, os tons de terra, metal enferrujado, madeira carbonizada e o aço escuro se encaixam bem no meio de um mar de areia e contra o fundo vermelho do deserto.